About

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Testosterona! O hormônio masculino.

Apesar de ser encontrada tanto em homens quanto em mulheres, a testosterona é um hormônio predominantemente encontrado em homens, principalmente, durante e após da puberdade. 

A testosterona, principal hormônio presente nos homens, influencia do comportamento ao funcionamento do corpo ate o desemprenho sexual. Nas mulheres se encontra em maior quantidade no período conhecido, e temido, pelos homens, chamado de: TPM. Mas, conhecer as funções do mesmo é as consequências da alteração em seu nível pode prevenir diversos problemas de saúde. 

Na puberdade é ela que faz o homem diferenciar corpo e postura da mulher, além de engrossar a voz, desenvolver pelos e aumentar a massa muscular, entre outras coisas. Porém a deficiência do mesmo pode provocar diversas alterações no organismo masculino como: Perda de massa óssea e aumento do risco de fraturas, perda de força, aumento de massa gordurosa, redução da fertilidade, depressão entre outras. Homens com mais de 40 devem ficar atentos, pois, a partir dessa idade a queda hormonal é de quase 1% ao ano, dependendo do caso pode ser maior ou inferior. 

Outra coisa que se deve levar em consideração é que pensar que tê-la em excesso só trará benefícios também deve estar equivocado. A alta quantidade desse hormônio presente no organismo pode provocar alta agressividade, chegando à explosão de ira, e aumento da pressão arterial e das mamas, colesterol e atrofia os testículos. 

O controle desse hormônio é feito pelo próprio organismo, mas, o individuo deve ficar atento as alterações físicas e psicológicas que pode estar sofrendo. Contribuir para o seu controle praticando atividade física e se alimentando bem é uma excelente forma de prevenção.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More