About

terça-feira, 16 de julho de 2013

Câncer de próstata

O segundo tipo de câncer mais comuns nos homens e com maior frequência em homens acima dos 50 anos é o assunto de hoje.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e a frente do reto. É um órgão muito pequeno, tem forma de maçã envolvendo a porção inicial da uretra. Ela é a responsável pela produção de parte do sêmen, liquido liberado após relação sexual que contém espermatozoides. A estimativa de casos em 2012 foi de mais de 60 mil com um numero de mais de 12 mil mortes em 2010.

Este tipo de câncer tem que ser diagnosticado muito rapidamente, pois, apesar de crescer de forma bastante lenta é apenas em seu estado inicial que se pode ter confiabilidade em uma cura. Outro dado importante, e preocupante, é o fato desses tumores serem assintomático, sem sintomas, na maioria das vezes. O que o torna ainda mais perigoso, aparecendo sinais apenas quando já se encontra em estado mais avançado como: dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, problemas de ereção e ate dores na bacia e nos joelhos.

O diagnóstico dá-se de duas formas: Por meio de exame físico (toque retal) e por laboratorial (Dosagem de PSA – Antígeno Prostático Especifico, sigla em inglês – uma proteína do sangue), sendo esses dois exames complementares, pois, apenas um não vai poder identificar com eficácia a presença do mesmo. Esses dois métodos também são formas preventivas, que dentre elas também há a prática de uma atividade física regular e uma alimentação saudável.

O tratamento do tumor deve ser apropriado para o grau de avanço ao qual ele apresenta. Podendo ir de uma observação vigilante ate a cirurgia acompanhada de radioterapia e tratamento hormonal. Seja como for, os homens devem ficar atentos aos sintomas, mas, principalmente, fazer os exames específicos que possam diagnosticas a doença o mais rápido possível.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More